quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Resultado Pós/EAD 2010 - UNEB

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)

Processo Seletivo 2010 para ingresso nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu na modalidade a distância.


RESULTADO E CRONOGRAMA

IAT informa

Estão prorrogadas as inscrições de professores para formação continuada pela Plataforma Freire, até 08/02. Há cursos em diversas áreas, extensões e especializações.
Entre na plataforma através do site do IAT.

www.sec.ba.gov.br/iat

ou no link

http://freire.mec.gov.br

Abçs,

Atenciosamente,

Norma Matos
Diretora de Educação a Distância
Instituto Anísio Teixeira - IAT / SEC
Tel.: (71) 31161797
http://www.sec.ba.gov.br/iat

UNEB informa

Olá, cursistas!

Atendendo a solicitações que me chegaram por e-mail e o que está registrado no Fórum Livre, seguem as seguintes considerações sobre a “Exposição e apresentação dos projetos em Painel”, objeto de nossa AVALIAÇÃO III.

(s) central (is) do que se quer transmitir. Há quem considere um Painel ou Pôster como um resumo ilustrado.

Um Painel ou Poster precisa ser fiel ao seu intento, deve

Culminando o estudo desta disciplina – METODOLOGIA DA PESQUISA, teremos no próximo dia 30 de janeiro de 2010 a apresentação dos projetos elaborados por cada participante sob forma de Painel.

Painel ou Poster consiste numa forma de apresentação visual de comunicação científica que objetiva demonstrar informações e dados relevantes do trabalho a ser apresentado. Painel é um meio de comunicação visual, uma fonte de informação do trabalho realizado, geralmente complementado por sua apresentação oral.

Um Painel visual se caracteriza por apresentar o tema (em nosso caso, o Projeto de Pesquisa) através de textos reduzidos com mensagens claras e diretas e ilustrações que devem exprimir a(s) idéia(s) central (is) do que se quer transmitir. Há quem considere um Painel ou Pôster como um resumo ilustrado.

Um Painel ou Poster precisa ser fiel ao seu intento, deve ser instrutivo e estimulante para quem o aprecia, mas ao mesmo tempo, precisa ser simples de forma a eliminar tudo o que é supérfluo e que possa desviar a atenção dos observadores.

Estruture o seu Painel como estruturou seu projeto de pesquisa – Título, Autor/es (nome/s por extenso, acompanhado/s de sua vinculação profissional; Introdução (que apresente uma visão geral do trabalho/projeto), Objetivos, etc.

Quando pensamos em uma apresentação visual dessa forma, não pensamos em exigir a confecção do mesmo numa gráfica ou a sua impressão digital (banner) porque, além de oneroso, se trata de um estágio intermediário de uma produção acadêmica. Assim sendo, o mesmo pode ser confeccionado por seu/sua autor/a numa folha de papel metro seguindo os critérios:

- Tamanho recomendado para o pôster: Largura – 90 cm e Altura – 100 a 120 cm.

- Disposição espacial dos dados: de posse dos textos, fotos, gráficos e figuras é importante que seja feito um rascunho, em escala que auxiliará a sua estruturação visual bem como a avaliação do espaço disponível.

Nesta etapa, planeje como as informações serão distribuidas ao longo do Painel, diminuindo ou aumentando a quantidade de textos, gráficos, figuras, etc., se o pôster parecer congestionado ou vazio demais. É importante, contudo, atentar para a necessidade de usar letras de tamanho passível de leitura a uma distância de cerca de 1,5 metros e também para o uso de poucas cores. Pode ser usada, por exemplo, uma cor para título, introdução e conclusões, e uma segunda cor para o restante das informações e ilustrações. Uma terceira cor pode ser usada para destacar alguns resultados.

Além das referências que indicamos em nossas aulas, sobre Painel/Pôster, há muitos exemplos na NET que valem ser apreciados.

Bom trabalho!

Abrs.

Tereza Cristina Fagundes.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Recado do prof. Tony

Olá colegas, bom dia !

Como foram de férias? Espero que tenham conseguido descansar. Afinal, estamos recomeçando nossas atividades, que não serão poucas nesse novo ano.

Venho para lembrar-lhes que no próximo sábado – dia 30 – teremos o nosso encontro presencial final da disciplina Metodologia da Pesquisa, nos turnos matutino e vespertino. Nele vocês farão a apresentação final do projeto de pesquisa utilizando como instrumento um banner ou painel que ficará exposto no polo. Tentei obter da professora uma orientação padrão para esses banners, mas, até o momento não obtive resposta. Alguns colegas – nos outros pólos – estão utilizando como referência o tamanho de 120cm X 90 cm; isso fica a critério de cada um. O importante é fazer algo que fique legal porque ficará para exposição.

Gostaria que pudéssemos começar no horário porque o tempo para a apresentação individual é escasso e embora tenhamos os dois períodos não dará para quase nada, por isso, precisamos ser objetivos e diretos. Pensei em disponibilizar um total de 20 (vinte) minutos para cada um, sendo dez (10 min) para a apresentação e dez (10 min) para as discussões, sugestões e dicas dos colegas. Infelizmente, teremos que ser rigorosos no cumprimento do horário, principalmente porque os últimos sempre tem seus temas prejudicados. É de fundamental importância a presença e a participação de todos durante todo o dia. Pretendo no inicio da manhã proceder um sorteio – com os que já estiverem no polo - que determinará a ordem de apresentação das temáticas.


Se tiverem outras propostas ou sugestões me enviem até terça-feira.


Um grande abraço e uma boa semana. Até sábado. Fiquem com Deus.

Com carinho fraterno,

Tony Mendes

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Recado aos alunos de Letras - UESC

A UESC comunica:

Comunico que o tutor a distância, Francisco Neto, foi substituído pelo tutor a distância, George Pellegrini Ferreira. A prova presencial da disciplina Filosofia e Educação será aplicada por George Pellegrini neste sábado, 23/01, a partir das 9.00 hrs da manhã.

Gostaria de apontar que a prova é ofertada em caráter de segunda chamada, uma vez que os alunos não fizeram a prova no dia 12/12. Após essa prova, teremos a prova final no dia 06/02 para os alunos que não conseguirem alcançar a média mínima: 7,0.

Atenciosamente,

Polo UAB de Vitória da Conquista

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Computadores em manutenção

Senhores cursistas,

Comunicamos que nos dias 12, 13 e 14 de janeiro os computadores do polo estarão em manutenção.

Gratos pela compreensão,

Atenciosamente,

Coordenação de polo UAB

OBS: Um laboratório já está liberado para acesso.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Atividades em janeiro - 2010


Clique para ampliar
Caro cursista,
Verifique os detalhes das atividades no cronograma disponibilizado por sua universidade.

Natal UAB NTE - 2009


quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Retrospectiva: Rafael Nink

Retrospectiva: Posts mais lidos em 2009

1 - Linux Educacional 3.0
Lançamento da distribuição linux educacional versão 3.0;

2 - Manual de Instalação do Linux Educacional 3.0
O presente manual tem como propósito subsidiar a instalação do sistema operacional Linux Educacional em sua versão 3.0 ...

3 - Jogos: Tabuada
Este software educativo contem um excelente método de aprender Tabuada. São 6 jogos e 9 músicas que tornam fácil e divertido a aprendizagem desse assunto. ...

4 - Migux: site infantil
O Migux é uma plataforma virtual de socialização infantil que tem como objetivo permitir que as crianças utilizem funcionalidades e ferramentas interativas que elas adoram ...

5 - eCalc: Calculadora on-line
O site eCalc fornece o serviço de calculadora online. Além de uma calculadora simples disponibiliza uma calculadora científica que permite converter unidades, etc ...

6 - Linux Educacional 3.0: Manual do KDE
Este tutorial descreve algumas funcionabilidades do KDE como: criar pastas, gerenciar arquivos, mudar papel de parede, etc ...

7 - Provas e Gabaritos do ENEM 2009 são disponibilizados
Após o acontecido vergonhoso com as provas do ENEM 2009 o MEC cancelou e disponibilizou as provas que seriam aplicadas. ...

8 - Worldnames: Descubra a origem de seu sobrenome?
Se você sempre foi curioso para saber a origem de seu sobrenome, ou em saber em país existem mais pessoas com ele basta visitar worldnames. ...

9 - Divertudo – Site infantil
Divertudo é um site infantil e traz diversas seções como: jogos virtuais, etc...

10 - Math Playground: Jogos Matemáticos
Pratique e desenvolva as suas habilidades matemáticas com uma série de jogos divertidos e desafiadores. ...

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Módulo: Design e Elaboração de Material Didático - UNEB

Caros cursistas,

Comunicamos que o módulo da disciplina "Design e Elaboração de Material Didático" encontra-se disponível no polo.


Atenciosamente,
Coordenação Polo UAB

Calendário especial de janeiro

Clique para ampliar



OBS: Devido a reforma do pólo, excepcionalmente no mês de janeiro funcionaremos de segunda a sábado, concentrando as atividades de secretaria e laboratório de informática no turno da manhã (7h às 13h). Nos momentos presenciais o polo funcionará normalmente.

Gratos pela compreensão,

Coordenação de Polo UAB