segunda-feira, 26 de abril de 2010

Boletim IAT nº 43

Atendimento Educacional Especializado

O curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado visa formar professores para a Educação Especial, dentro da perspectiva de uma escola para todos e é urgente e imprescindível que ele aconteça e atinja o maior número possível de professores deste nosso grande território nacional. Nesta etapa serão atingidos 11.350 professores, espalhados por todas as regiões brasileiras.

O curso se dedica especificamente à formação de professores para atuar em um serviço importantíssimo e novo da Educação Especial – o Atendimento Educacional Especializado – AEE. Esse Atendimento, como serviço da Educação Especial inclusiva é fundamental para assegurar aos alunos a inclusão às escolas comuns e deve acontecer preferencialmente, nessas escolas. O que se pretende é que por meio deste curso os professores aprendam a integrar os serviços próprios do ensino comum com o que é próprio do ensino especial e possam atuar com sucesso e com competência, no sentido de garantir as melhores condições possíveis para que a inclusão escolar seja este marco da educação brasileira.

O curso é oferecido pelo MEC através da Secretaria de Educação Especial – SEESP em parceria com a Universidade Federal do Ceará.

O pólo da UAB de Vitória da Conquista recebe para os encontros presenciais 21 professores, sendo 11 do município de Vitória da Conquista, 02 de Itambé, 01 de Anagé, 01 de Itabela e 07 de Teixeira de Freitas e tem como tutora a professora Lenira Maria de Figueiredo Souza.

Próximo Presencial –
22 de MAIO, das 8h às 18h

(Tutora) Lenira Mª de Figueiredo Souza
e-mail: leniramariaf@gmail.com
T071a - Vitória da Conquista-Ba

domingo, 25 de abril de 2010

Aula inaugural ESPead/UNEB (turma 2)

RELATÓRIO ENCONTRO PRESENCIAL
24 de abril de 2010

Estiveram reunidos no Polo da Universidade Aberta do Brasil – sede de Vitória da Conquista - os alunos da turma 2010 do curso de Especialização em Educação a Distância da UNEB para realização – no turno matutino – do inicio da disciplina Comunidade Virtual de Aprendizagem (CVA) orientada pela professora Cláudia Aragão.
Iniciamos nos reunindo no auditório onde fomos acolhidos pela coordenadora do polo, Soraia, que a todos deu as boas-vindas e, numa explanação rápida, mostrou o que é a Universidade Aberta do Brasil e como o polo de Vitória da Conquista se integra à esse projeto de Educação a Distância; apresentou também os cursos de graduação da UESC e o da especialização da UNEB. Em seguida fomos brindados com uma palestra da Profª Elmara, doutoranda da UFBA e ex-coordenadora do Núcleo de Tecnologia da Educação de Vitória da Conquista (NTE-16) que abordou os desafios e as perspectivas da EaD no Brasil e, principalmente, o papel e as exigências para o aluno de especialização a distância na conjuntura atual.
Após um pequeno intervalo fomos ao laboratório de informática para o reconhecimento do AVA da UNEB e os alunos fizeram a atualização do perfil e a mudança das senhas; viram as principais ferramentas do ambiente e analisamos o plano da disciplina e as atividades que terão que ser desenvolvidas com seus respectivos prazos.
O aspecto negativo do encontro foi a não entrega dos módulos, bem como a indisponibilidade da vídeo-aula no AVA dos alunos. O grupo também é muito grande e a subdivisão no G11 e G12 causou certa confusão inicial. Alguns alunos já deixaram agendado retorno ao polo nessa quarta-feira (28/04) para melhor compreensão das atividades e manuseio do AVA moodle. Estiveram ausentes os alunos Jaqueline Pereira da Silva, Liliane Alves de Lima, e Ueila Conceição Santos de Jesus.
Sem mais, abaixo algumas fotos da nova turma.
Um abraço fraterno,
Tony Mendes




Caros alunos,

Encontra-se disponível no polo, os módulos da disciplina "História da Educação" e "Sociologia da Educação" do curso de Pedagogia.




Atenciosamente,

Coordenação de Polo UAB

Mensagem da tutora presencial - Ped/UESC


Olá, pessoal segue as atividades da disciplina Sociologia e Educação, para serem postadas até o dia 05/05.
Abraços!!
Maria do Alivio Trindade Pires


Clique na imagem para ampliar!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

ESPead UNEB 2010 (turma 2)

Senhores cursistas,
Início do curso de Especialização em Educação a Distância, sábado, dia 24/04/2010 às 8h.
Aguardamos a presença de todos!!!
Atenciosamente,
Soraia Campos Santos
Coordenadora de Polo UAB de Vitória da Conquista

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Convite aos cursistas e tutores UAB Conquista

A partir do dia 19 de abril de 2010, todos os polos UAB serão visitados por Avaliadores da Secretaria de Educação a Distância do MEC, para uma ação de supervisão no Sistema Universidade Aberta do Brasil.
(...)
Contamos com a participação e colaboração de todos, em prol da melhoria da educação em nosso país.

Celso José Costa
Diretor de Educação a Distância

Contatos CAPES

Módulo Políticas Públicas - Física/UESC

Caros alunos,

Encontra-se disponível no polo, o módulo da disciplina "Políticas Públicas" do curso de Física.


Atenciosamente,

Coordenação de Polo UAB

OBS: Teremos encontro amanhã o dia todo. Verifique sempre o nosso calendário ao lado. Clique no mês.

Quatro dias na semana

Caro aluno,

Convidamos todos os alunos a se organizarem em grupos de estudo, aproveitando inclusive o horário que seu tutor estiver no polo. Os quatro dias na semana contribuem positivamente para o ensino-aprendizagem, reforça a auto-estima e melhora o rendimento individual e do grupo. Então, vamos utilizar esse espaço que é dedicado especialmente a vocês.
Verifique o horário de seu tutor, ligue para o polo (77) 3421-3692 e seja líder da sua equipe!!!
Abraços a todos e bons estudos!!!
Coordenação de Polo UAB

terça-feira, 13 de abril de 2010

Presencial Biologia UESC - 17 e 18/04

AVISOS E ORIENTAÇÕES GERAIS
De acordo com o regimento da Universidade é exigido o mínimo de 75% de freqüência nos encontros presenciais. Ressaltamos que como nesses encontros serão desenvolvidas atividades avaliativas, para as quais serão atribuídas notas é importante a participação do aluno, uma vez que, a não realização da atividade significa que o aluno ficará sem nota, o que implicará na redução de sua nota final. Além disso, como já foi destacado as atividades contribuirão para a formação do aluno, portanto, a participação de todos é imprescindível.

Para saber mais, clique na imagem abaixo...

OBS: O dia 16 a noite é optativo

Cronograma ESPead/UNEB (turma 1)


Olá colegas,

Olha eu aqui de novo para lembrar que no próximo sábado iniciaremos uma nova disciplina “Avaliação e EaD” no turno matutino e, no período da tarde, as “Orientações para o TCC”.
Anexo, envio também o cronograma desse último módulo para aqueles que ainda não o possuem.
(...)
Aguardo-os com expectativa fraterna.

Tony Mendes

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Ensino-Aprendizagem e Comunicação

Parabenizamos nossa Tutora Presencial do curso de Letras, Claudia Suely Pinheiro de Souza Ferraz (NTE16) pela participação na elaboração do livro: Ensino-Aprendizagem e Comunicação.


Cadastramento alunos UAB Conquista

Senhores cursistas,

O Polo UAB de Vitória da Conquista realizará cadastramento de todos os alunos que estão matriculados nos cursos de Biologia, Física, Letras, Pedagogia, Biologia PROLICEN e Especialização em EAD (turma 1). Segue cronograma abaixo.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Novo calendário ESPead/UNEB (Turma 2)

Clique na imagem para ampliar

Treinamento Pré-coleta 2010 /IBGE

Acontece, desde o dia 06/04/2010 no Polo UAB de Vitória da Conquista, o curso (não UAB) de Treinamento Pré-coleta 2010 do IBGE.






Módulos: Introdução aos Estudos Linguísticos I e Práticas Educativas I - LETRAS/UESC

Senhores cursistas,

Encontra-se disponível no polo o material impresso do curso de Letras, referente as disciplinas: Introdução aos Estudos Linguísticos I e Práticas Educativas I



Atenciosamente,

Coordenação de Polo UAB

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Mensagem Profª Leda e Val (Tutoras a distância Ped./UESC)

Oi pessoal!
Esta mensagem é para lembrar a vocês que dia 10/04/10 eu e Val estaremos aí em Vitória da Conquista, e um dos pontos da nossa pauta é a avaliação de Filosofia e Educação correspondente as unidades 1,2,3,4 e 5, por isso estudem bastante.
No dia também falaremos sobre as avaliações já enviadas, teremos aula e também organizaremos a atividade de Seminário Integrador para junho, então gostaríamos que ninguém faltasse, para tanto se organizem, pois não iremos dispensar nenhum aluno (a) seja por qualquer motivo, o aluno que faltar vai receber falta, além de que a presença de vocês no dia da aula presencial, bem como a participação em chats, emails, msn fazem parte dos critérios de avaliação.
Contamos com a presença de todos (as) vocês.
Beijos
Lêda e Val